São Francisco do Sul Publicado março 22, 2013

Off


  São Francisco do Sul, ou “São Chico”, como é carinhosamente chamada, tem o charme dos casarios em estilo colonial português, além de suas praias, da Mata Atlântica preservada e da Baía da Babitonga, que encantam os milhares de turistas que visitam este pedaço do paraíso todos os anos.
Descoberta em 1504, por uma expedição francesa que a consagrou como a terceira localidade mais antiga do país, e a primeira de Santa Catarina, possui um Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, com destaque ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.
Passear de barco, caminhar pela orla, se aventurar pelos caminhos em meio à natureza, ou simplesmente contemplar o pôr do sol na Baía Babitonga, são apenas alguns dos motivos que São Francisco do Sul o convida para conhecer. Descobrimento: 05 de janeiro de 1504
. Fundação: 15 de abril de 1847
. População: 42.569 habitantes (IBGE – 2010). 
Área territorial: 492,97 km²
. Colonização: Açoriana
.
Clima: subtropical.

Localização
Situada na região sul do Brasil, no litoral norte do Estado de Santa Catarina, São Francisco do Sul está a 200 km da capital, Florianópolis, e a 40 km de Joinville. O acesso terrestre à cidade se dá pela BR-280, que a se conecta com a BR-101. Por via marítima, é possível chegar de ferry boat da parte continental a ilha.
 Aeroportos próximos: Joinville (55 km) / Navegantes (96 km)
Curitiba (167 km).

Colonização
A cidade originou-se em consequência da expansão portuguesa no litoral Sul. O primeiro povoador a chegar por aqui foi Manoel Lourenço de Andrade que veio acompanhado de sua família e escravos. Trouxe também animais e instrumentos para mineração. O povoado foi reconhecido no ano de 1658. No ano de 1660 o povoado foi elevado à categoria de Vila. Em 1665 foi concluída a construção da igreja e a Vila considerada a paróquia Nossa Senhora da Graça. Somente em 1847 a Vila foi elevada à categoria de cidade. A denominação São Francisco do Sul foi oficializada apenas em 18 de Dezembro de 1938.
Em São Francisco do Sul e em toda esta região habitavam os índios Carijós que pertenciam à grande nação Tupi Guarani, mas os primeiros colonizadores europeus foram portugueses vicentistas. Mas, diferentes grupos étnicos contribuíram para a povoação deste lugar. Além dos portugueses vindos de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Ilha da Madeira, temos ainda espanhóis, africanos e mais tarde alemães, turcos e árabes.

 

(Fonte: www.visitesaofranciscodosul.com.br)
Créditos fotografias: Fabio Santos